Ji-Paraná (RO), 23 de agosto de 2017 - 10:58

Itabuna - BA

Itabuna
Carregando...

? ºC

/

Política e Economia

TURISMO 02/03/2017 21:58 por LEANDRO QUIRINO e ANDERSON SOUZA

Canavieiras investe no turismo para gerar emprego e renda

A cidade já foi palco de grandes peças da teledramaturgia. Além de filmes, duas novelas foram gravadas aqui; Porto dos milagres, em 2001 e a segunda versão de Gabriela, gravada em 2012.

Canavieiras é um município baiano com cerca de 35 mil habitantes.

Seu território pertencia ao município de Ilhéus, quando era chamada de Vila de Canavieiras. Esse nome lhe foi dado em 1832. Antes, em 1718 já havia sido criada a sede da localidade. Se tornou cidade em 1891.

Em 1746 a cidade recebeu as primeiras plantações de cacau. Até a década de 1980 essa cultura deu base à economia local, até o surgimento da doença conhecida como vassoura de bruxa, que dizimou as plantações.

De lá pra cá a economia do município se pauta no turismo.  Mas que precisa ser potencializado.

Para reaquecer o turismo local o município pretende fazer investimentos maciços em infraestrutura e qualificação profissional, para atender aos visitantes. A programação cultural para 2017, contempla pelo menos uma dezena de eventos, afim de atrair cada vez mais visitantes.

Reconhecidamente a Capital baiana do caranguejo, a pacata Canavieiras, fica a 120 quilômetros de Ilhéus, a cidade ostenta também o título de point da pesca oceânica. A atividade é praticada durante o verão em um banco de corais a 24 milhas da costa. O local é considerado um dos melhores do mundo para fisgar o marlim-azul. No sítio histórico fica alguns restaurantes especializados em caranguejo.

Há 12 anos, no mês de fevereiro, é realizado o festival de moquecas. O evento é organizado pela associação de pescadores e marisqueiras da cidade.

Além do acesso Pluvial, pode-se chegar a Canavieiras pela rodovia estadual BA 001. O aeroporto comercial mais próximo fica a 110 km, no município de ilhéus.

Uma das preocupações dos gestores locais é a prática do preço justo ao visitante. Ações de conscientização dos comerciantes e prestadores de serviços são realizadas rotineiramente.

Um diferencial importante de Canavieiras é a geografia da cidade que é completamente plana, o que favorece, especialmente, o turismo da terceira idade.

Com tudo isso, resta ao município realizar os investimentos necessários e divulgar ao mundo, o que a Princesinha do sul tem a oferecer.

 


BaianaSul.com.br


Jornalista responsável – Leandro Quirino - MTE – 001428/RO

baianasul@gmail.com

(73) 9850 8192

(73) 8126 0330

 

Redes Sociais

BaianaSul.com.br - Todos os direitos reservados. setembro/2015 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo