Ji-Paraná (RO), 17 de dezembro de 2017 - 09:59

Itabuna - BA

Itabuna
Carregando...

? ºC

/

Política e Economia

Por Sul Bahia Notícias 19/09/2017 22:34 Anderson Souza - Jornalista - MTE 0005584/BA

Sentimento de falta de representatividade leva população de Canavieiras a criar a ""Tribuna Livre"

O projeto de origem popular intitulado Tribuna Livre é o reflexo de que a população não tem voz no parlamento municipal.
Mas os vereadores querem que continue assim.
O assunto tomou repercussão nas redes sociais e chamou a atenção da imprensa regional.

Em sessão realizada no dia 12 de setembro ,  vereadores de Canavieiras utilizaram a tribuna do plenário da câmara para expor as suas opiniões a respeito do projeto de origem popular intitulado Tribuna Livre. Nos discursos, os edis afirmam que a tribuna da câmara, de certa forma, já é livre para o cidadão e basta apenas a solicitação para que o direito seja cedido.
O vereador Jorge Garcia (PMDB),  disse que " "Eu vou continuar dizendo aqui a minha posição com a referência ao tribuna livre, eu sou literalmente contra. Eu voto contra esse projeto se realmente for apresentado aqui, preenchendo todos os requisitos dos 5 por cento do eleitorado do nosso município com o número dos títulos de eleitor... eu sou contra ", bradou.
A Tribuna Livre é o instrumento que permite o cidadão usar da palavra nas reuniões da Câmara de Vereadores para opinar sobre os Projetos em pauta durante a sua primeira discussão ou para tratar de qualquer assunto de interesse comunitário, de interesse coletivo da sociedade/municipalidade, não tendo a finalidade de discutir questões pessoais, o que é vetado.
Para que o projeto tenha respaldo legal para ser apreciado pela câmara de vereadores, é necessário que, no mínimo, cinco por cento do eleitorado assinem o requerimento. Para que as exigências legais sejam cumpridas, um grupo de estudantes, professores e membros da comunidade, está visitando periodicamente os bairros e distritos de Canavieiras, colhendo assinaturas e solicitando apoio da comunidade ao projeto Tribuna Livre.
Do total de 21.534 eleitores, serão necessárias 1.077 assinaturas favoráveis ao projeto, das quais 800 já foram colhidas, de acordo com os organizadores. Ouça a seguir os áudios contendo os pronunciamentos dos vereadores.
 

BaianaSul.com.br


Jornalista responsável – Leandro Quirino - MTE – 001428/RO

baianasul@gmail.com

(73) 9850 8192

(73) 8126 0330

 

Redes Sociais

BaianaSul.com.br - Todos os direitos reservados. setembro/2015 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo